sábado, 5 de outubro de 2013

50% das vagas da UFC serão para os cotistas, logo em 2014

Alunos que cursarem todo o ensino médio em rede pública terão direito de concorrer na UFC através das cotas
A partir do próximo ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ofertar 50% de suas vagas, por curso e turno, a alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública. A medida corresponde ao cumprimento da Lei 12.711/2012, do governo federal. A resolução que trata do assunto foi aprovada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFC, realizada na manhã de ontem. As outras vagas ficam disponíveis para ampla concorrência.

Legislação prevê que as instituições públicas federais de nível superior têm até agosto de 2016 para a implantação total do sistema, mas a UFC decidiu se adiantar

O Decreto 7.824/2012 diz que as instituições públicas federais de nível superior têm até agosto de 2016 para a implantação total do sistema de cotas - válido inicialmente por dez anos, desde agosto de 2012. A partir de 2014, devem ofertar, no mínimo, 25% de suas vagas para alunos oriundos integralmente do ensino médio público.

A UFC, no entanto, optou por antecipar a reserva de 50% de suas vagas já para o próximo processo seletivo. De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias, a decisão reflete o desejo da universidade de avançar em sua política de inclusão.

As modalidades de cotas, bem como as fórmulas de cálculo e condições para concorrência, continuam iguais. Dentro das cotas destinadas aos estudantes do ensino público, há uma reserva de 50% para aqueles com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo "per capita". A outra metade das cotas independe da renda do aluno, contanto que seja oriundo da escola pública.

Percentual
Será considerado também o percentual mínimo correspondente ao da soma de negros, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Ceará, esse percentual chega a 67% (resultado da soma de 62% de pardos, 4,8% de negros e 0,2% de indígenas). Nos quatro primeiros anos da lei, cotistas podem disputar vagas também na ampla concorrência.

A UFC realiza sua seleção utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São previstas, pelo menos, 5.588 vagas nos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá para o próximo ano. Conforme a reitoria da UFC, será mantido seu padrão de excelência, graças à grande concorrência nos cursos que mantém as notas de corte elevadas. No curso de Medicina (Campi Fortaleza), o mais concorrido do País na primeira chamada do Sisu 2013.1, a nota de corte na ampla concorrência foi de 784.7.

O cronograma do processo seletivo do Sisu para 1º/2014 ainda não foi divulgado pelo MEC. 

*Fonte: Diário do Nordeste
*Os comentários abaixo não refletem as opiniões do blog.