domingo, 22 de janeiro de 2017

O que fazer com minha nota do ENEM?

Na última semana os candidatos do ENEM 2016 tiveram acesso a suas notas individuais, como de costume alguns ficaram mais felizes, outros nem tanto com o resultado obtido. Mas você sabia que se você estiver bem informado e acompanhar direitinho as chamadas "nota de corta" você pode conseguir entrar em algum curso superior ou técnico? Mas então, como posso utilizar minha nota do ENEM? Listei abaixo algumas formas:

Em 2016, mais de 6 milhões de brasileiros fizeram a prova


01) SISU
Sistema de Seleção Unificada previsto para iniciar na próxima terça-feira (24/01), com o SISU você pode concorrer as vagas de quase 140 universidades (a maioria federais), neste sistema você escolhe qualquer curso em qualquer região do Brasil sendo cotista ou não, diariamente são atualizadas as "notas de corte", podendo o candidato mudar sua opção para um curso ou região com uma nota de corte menor. O SISU mostra a posição do candidato em cada atualização. Na região norte do Ceará os campus da UFC e do IFCE utilizam-se desse sistema para todas as vagas, esse último oferece vagas não apenas em Sobral, mas em municípios como Tianguá, Acaraú, Camocim, Ubajara, entre outros.
Mas o que seria essa "norte de corte"?
É a nota mínima para entrar em um curso é determinada através da quantidade de vagas, sendo a nota do último candidato classificado em cada atualização a mínima para o ingresso no curso, geralmente no primeiro dia de SISU as notas são baixas, mas terminam a semana de seleção bem mais altas.

02) PROUNI
Inscrições abertas de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, consiste em bolsas pagas integralmente ou parcialmente pelo governo federal em instituições privadas. O sistema de seleção é semelhante ao do SISU.

03) FIES
É um programa de financiamento estudantil, no qual o estudante pode financiar totalmente ou parcialmente sua graduação e iniciar o pagamento até um ano e meio após a formatura.

04) SISU TEC
Praticamente o mesmo formato do SISU tradicional, só que voltado exclusivamente para cursos técnicos. Geralmente possui notas de corte mais baixas do que o sistema tradicional

05) Outras oportunidades
Para os que já estão na graduação algumas universidades concedem programas semelhantes à intercâmbios através dessa nota. Além disso há instituições que também utilizam a nota do ENEM para ingresso, mas não pelo SISU, como por exemplo o Instituto UFC/Virtual, em Sobral.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

UVA terá 50% das vagas destinadas a egressos do ensino público

          O governo do Ceará deve sancionar hoje, 17 de janeiro, a lei que institui o sistema de cotas nas três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA). De autoria do deputado Zé Ailton Brasil (PP), a lei 244 foi aprovada em 22 de dezembro, e terá vigor pelos próximos dez anos.


            Semelhante ao sistema adotados pelas universidades federais, metades das vagas de cada vestibular serão destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública, entretanto, não haverá cotas raciais, como acontece nas instituições federais.

Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará

          Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado destaca que a nova lei permitirá o acesso das camadas mais importantes da população à universidade.

        "Agora, iremos garantir que no Ceará todos os cursos, e não apenas determinadas áreas tenham 50% dos alunos vindos da escola pública", garante Inácio, acrescentando que "está é uma conquista da luta dos estudantes, principalmente, e da elevação da consciência de determinados setores da comunidade acadêmica e da esfera governamental".
          Vale destacar que alguns cursos da Universidade Vale do Acaraú, como por exemplo a graduação em Direito tem a grande maioria dos alunos oriundo do ensino privado, a sanção dessa lei irá mudar bastante o perfil dos graduandos da área. 
         O próximo vestibular deve acontecer entre março e abril, são esperadas cerca de 900 vagas para mais de 20 cursos.