quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

UVA e UFC devem se expandir pelo Norte Cearense em 2020

As universidades públicas brasileiras, antes limitadas aos grandes centros urbanos, estão cada vez mais presentes no interior do país. Nos últimos meses, os estudantes cearenses tiveram duas boas notícias quanto ao assunto: A instalação de um campus avançado da UFC no Vale do Curu, e a de um campus da UVA na Serra da Ibiapaba.


Resultado de imagem para ufc itapaje
Construção do novo campus da UFC em Itapajé, foto: flickr (2018)
A expansão das universidades federais para a região, iniciou em 2001, com a instalação da Faculdade de Medicina da UFC em Sobral, logo depois foram abertos campus em Crateús, Quixadá e Russas. Em 2013, as instalações da UFC no Cariri deram origem à UFCA (Universidade Federal do Cariri), atendente a região sul do Ceará, com prédios em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Em 2018, o Conselho Nacional de Educação autorizou a instalação de dez cursos de graduação no campus avançado Jardim Anita em Itapajé, no Vale do Curu, pela UFC. Os cursos são todos de licenciatura (Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Matemática, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia, Artes Cênicas e Química), e suas ofertas devem começar em 2020.

Quanto à UVA, a novidade foi o anúncio no final de 2019 de que abriria uma unidade com os cursos de Administração e Pedagogia no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, região que há anos pleitei a instalação de uma universidade, a fim de atender a demanda regional de estudantes que se deslocam até Sobral para cursar nível superior. Em 52 anos de UVA, essa seria a primeira vez que a universidade teria um campus avançado fora de Sobral, com previsão de aulas já para o segundo semestre, segundo o portal uvanet.

A oferta de nível superior nesses municípios trará, sem dúvidas, mais acessibilidade para os estudantes da regiões do Vale do Curu e da Serra da Ibiapaba, além de serem um forte incremento para a economia dos dois municípios. Observa-se que, a interiorização do ensino superior pública é uma tendência no país, devendo se expandir ainda mais nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo não refletem as opiniões do blog.